Friday, May 20, 2011

O Sucesso do IPO do LinkedIn e A Bolha de Newton

É um bom momento para relembrar este tema.  O artigo anexo e abaixo que publiquei no jornal Brasil Economico continua bem atual:

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/a-bolha-de-newton_71758.html


A bolha de Newton

16/11/09 07:04 | Charles Putz - Presidente da Namisa

Sir Isaac Newton é conhecido de todos como o pai da física clássica. Mas há um lado de Newton menos conhecido. No século 18, ele era o Master of the Mint, à frente da Casa da Moeda britânica.
Desse camarote privilegiado, ele acompanhou os desdobramentos de um dos grandes negócios da China da história do capitalismo, a venda de ações da South Sea.
A companhia fora fundada em 1711 para assumir 10 milhões de libras da dívida da coroa. Em troca, recebeu pagamento de juros anual e o monopólio do comércio com as colônias espanholas da América do Sul.
A empresa era deficitária, mas como instituição financeira era um portento. Transformou a dívida em ações e, para oferecer um preço que interessasse aos credores do governo, inflou como pôde esse valor.
Cada ação tinha valor de face de 100 libras e dois meses depois já valia o triplo. O rei Jorge I, o poeta Alexander Pope e Isaac Newton, eram acionistas da South Sea - o que dava credibilidade à empresa, apesar de seu fraco desempenho.
As ações continuavam subindo (chegaram a mil libras). Até que a bolha estourou.
Os participantes da festa sabiam que não duraria para sempre,mas erraram o timming. Uns dizem que Newton perdeu dinheiro. O que se sabe é que ele deixou para a posteridade uma frase célebre: "Sei calcular o movimento dos corpos celestes, não a loucura das pessoas".
É dessa época a expressão bubble companies. Curioso é que tais bolhas, volta e meia, apareçam para assombrar o capitalismo, e não só em companhias, mas em economias inteiras.
Sabe-se que existe o risco de a bolha estourar, mas ninguém quer deixar de ganhar dinheiro antes do estouro, confiando que não se trata de uma bolha, ou que saberá a hora certa de sair.
Timming é tudo-ou sorte, a depender do ponto de vista. O certo é que o sentido de manada prevalece no mercado.
Quem sai antes não é chamado de prudente, mas de trouxa. Caso erre ao menos não está sozinho.
----------------------------------------------------------
Charles Laganá Putz é presidente da Namisa - Nacional Minérios S/A

No comments:

Post a Comment